
Os vizinhos mostram as obras de suas refinarias de petróleo, como acontece no Pernambuco, Ceará e no Maranhão. E tem mais, Pernambuco, Ceará e Maranhão, esnobam cada um, dois portos e uma ferrovia que vai fortalecer os portos de Pecém e de Suape, ferrovia essa, que vai fazer uma sangria em nossa economia, nos tirando tudo que produzimos, para aproveitar como matéria prima e enriquecer suas exportações.
Enquanto isso o despreparo de nossos políticos gira apenas em torno de obras públicas, que ao final delas, não traduz nada em termos de desenvolvimento, geração de impostos, crescimento do PIB e sequer, melhora a nossa geração de emprego. Obras públicas, somente são consideradas bem vindas, aquelas que somam para a estrutura de negócios do estado.

O modelo é esse que se observa nos estados vizinhos, refinarias, fábricas de automóveis e de motores, indústrias diversas que vão fortalecendo a economia desses estados, gerando emprego e renda, enquanto nós aqui do Piauí, ficamos a ver navios, sem esperança de coisa nenhuma.
O superintendente da SUDENE vai fazer um seminário com empresários de Parnaíba, Teresina, Floriano e Picos, paramostrar as linhas de créditos diversas da SUDENE, para o fortalecimento das empresas existentes, bem como, dinheiro para novos empreendimentos.
Esse seminário seria desnecessário, se o estado e o município de Teresina, através do governador e do prefeito da capital, interagissem mais com a classe empresarial, levando seus técnicos, economistas e planejadores, mostrando aos empresários as facilidades que a SUDENE está oferecendo para melhorar o nosso parque industrial e comercial, com dinheiro a juros baixos, para alavancar o progresso e o PIB do estado. Mas, infelizmente, isso não acontece, pois as ações de governo aqui no Piauí deixam muito a desejar.

Falta ao político do Piauí, a chamada visão de estadista ou pelo menos empresarial. Nossos políticos são obtusos, não têm a visão ampla como tem a águia, que enxerga longe e sabe escolher o seu rumo e o seu objetivo.
Diante dessa triste realidade, só temos que fazer um apelo ao governador Wilson Martins e ao prefeito Firmino Filho e das cidades polos de Parnaíba, Picos e Floriano, que pelo menos se espelhem nos governantes vizinhos de Pernambuco, Ceará e Maranhão, buscando a qualquer custo, copiar o modelo por eles utilizado para a melhoria do seu parque industrial e a visão empreendedora, na agricultura, comércio, indústria e no turismo.
Estamos mal, muito mal, não temos projeto nenhum que signifique investimento direcionado para o desenvolvimento, faltando aos nossos políticos, mais visão empreendedora, para aproveitar o potencial de que dispomos para captar o capitalprivado, para nos ajudar no desenvolvimento e no sonhado progresso de que tanto prescindimos.
É o nosso tema de hoje dirigido aos políticos do Piauí, com apelo para que o povo cobre mais ações de nossa classe política. O Piauí está muito atrasado e somente uma mudança de comportamento e de conduta, poderá levar o estado a porto seguro.
Jogo Aberto
Nenhum comentário:
Postar um comentário