quinta-feira, 11 de abril de 2013

TCE - PI bloqueia contas de quase 60 prefeituras e 76 câmaras municipais


O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) determinou nessa quarta-feira (10) o bloqueio de contas de 59 prefeituras e 76 câmaras municipais no estado. Segundo nota divulgada no site da instituição, os bloqueios  foram determinados tendo em vista o relatório de inadimplência extraído do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres).

O Sagres trata-se de um sistema de prestação de contas eletrônica para os municípios e seus órgãos, que não substitui os programas de contabilidade tradicionais, mas que possibilita ao gestor informações gerenciais, além da prestação de contas simplificada ao TCE, visando à progressiva redução de envio de documentação.

De acordo com o TCE, o bloqueio de contas é uma medida cautelar que tem por objetivo evitar um dano ao tesouro e proteger o patrimônio público municipal, diante da omissão dos gestores do dever constitucional de prestar contas.

Arinaldo Leal, presidente da Associação Piauiense de Municípios, disse ao G1 Piauí que os constantes bloqueios realizados pelo TCE acontecem porque boa parte dos prefeitos assumiu a administração municipal pela primeira vez e ainda não sabe como funciona o sistema de prestação de contas.
“Muitos prefeitos fazem a prestação de contas, mas no momento em que os contadores vão repassar as  informações para o sistema ocorre algum erro por conta do pouco conhecimento. Dessa forma eles ficam inadimplentes”, disse Arinaldo Leal.
Além dessa dificuldade, o presidente da APPM também relatou que os prefeitos da região Sul do Piauí têm problemas com a internet, que segundo ele, é ruim  e não carrega os arquivos com as prestações de contas. “São arquivos pesados que demora muito tempo para carregar. Às vezes, eles nem conseguem e precisam se deslocar até Teresina para entregar o documento”, diz. Prefeituras de Ilha Grande e Luis Correia e as Câmara Municipais de Bom princípio
, Cocal, Cocal do Alves e Ilha Grande estão incluídas na relação

FONTE G1

Nenhum comentário: