quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Eleição na Alepi provocou 'racha' no PSDB; Firmino e Marden discutiram

A eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, provocou um racha na cúpula do PSDB do Piauí. De um lado o presidente Marden Menezes que apoia e declara o voto ao atual presidente da casa, deputado Temístocles Filho(PMDB), candidato a reeleição. Do outro, o prefeito de Teresina, Firmino Filho que não vota, mas, declara apoia e pede votos para o candidato do PT, deputado Fábio Novo que por sua vez, tem apoio do governador Wellington Dias. As relações entre o presidente dos tucanos e o prefeito estão estremecidas por conta do pleito. Na última reunião entre eles, o clima ficou tenso com palavras duras de ambos os lados.
MARDEN CANDIDATOA situação está tão tensa, que o deputado Marden, segundo informa uma fonte da coluna, pode ser candidato a 1º vice-presidente contra seu colega de partido, Firmino Paulo, sobrinho do prefeito.
CANDIDATO AVULSOO Regimento da Assembleia permite candidatura avulsa com registro até momentos antes da eleição. Assim, podem surgir candidatos a outros cargos independente da chapa consensual homologada nesta 3ª feira.
PRESIDÊNCIA DEFINE TUDOA eleição de presidente vai definir os rumos da chapa que formará o corpo da Diretoria, os quatro vices e os quatro secretários. Se vencer Temístocles, o 1º vice pode ser Marden. Se ganhar Fabio, o 1º será Firmino Paulo.
ÚLTIMA DISPUTA FOI EM 1989Neste ano de 2014, são decorridos exatos 25 anos do última disputa pela presidência da Assembleia legislativa do Piauí. De um lado o deputado Kleber Eulálio(PMDB) com apoio do desgastado governador Alberto Silva. Do outro, o deputado Juarez Tapety com apoio do PFL.
DUAS VOTAÇÕESFoi uma disputa acirrada. Houve traições dos dois lados. Teve deputado da oposição(PFL), votando com o governo e deputado do governo(PMDB), votando na oposição(PFL).Foram duas votações porque o vencedor no 1º escrutínio não alcançou o número de votos exigidos pelo Regimento.
VITÓRIA POR 1 VOTONa segunda votação repetiu-se o placar da primeira. O deputado Kleber Eulálio foi eleito por um voto de diferença. Aquela na Assembleia em 1989, foi a senha para a de governador no ano seguinte, 1990, onde, o pefelista Freitas Neto foi eleito contra Wall Ferraz(PMDB).


FONTE 180 GRAUS

Nenhum comentário: