quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Mês de novembro deve iniciar com pancadas de chuvas no Piauí

O B-R-Ó-BRÓ ainda não terminou, mas a previsão meteorológica aponta que o mês de novembro pode iniciar com chuva em parte do Piauí. Dados do Grupo Climatempo informam que uma frente fria, prevista pra chegar ao sul do nordeste, pode ocasionar em pancadas de chuva, ainda que de forma isolada e passageira, no sul do estado.Ainda que o período tenha sido marcado pelo clima seco e pela intensa estiagem, segundo a meteorologista Sônia Feitosa, são esperadas pancadas de chuva em parte do estado a partir do dia 1° de novembro e ainda neste dia de finados. "Vai chover no primeiro dia do mês em todo o sul do estado. No dia de finados há possibilidade de precipitação na região centro. Em Teresina há uma rara chance de chover no feriado", comenta.
De acordo com a meteorologista, as altas temperaturas do período ajudam na formação das chuvas, que já são esperadas anualmente a partir de novembro. A previsão de Sônia Feitosa, no que corresponde a climatologia, é que as chuvas se intensifiquem pelos próximo três meses de forma isolada. "Mesmo sendo de chuva, no próximo trimestre a frequência das precipitações deve ficar abaixo da média", alerta a meteorologista.
No estado do Piauí, as chuvas já eram pra estar acontecendo, entretanto as precipitações estão abaixo do esperado. O período chuvoso deve iniciar de forma mais lenta que o normal. Informações da meteorologista apontam que as precipitações chegam ao sul do estado primeiro, ainda no mês de novembro; na região central chegará em dezembro; e ao norte mais tardiamente, sendo esperadas somente para o início de janeiro. "Pode ser que em dezembro as chuvas estejam normalizadas, a previsão é que continuemos com o quadro de chuvas ruins", finaliza Sônia.
Chuva nos Cerrados
As chuvas começaram a cair na região dos Cerrados, mas o inverno ainda não está caracterizado. Segundo a Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), as precipitações que estão ocorrendo são isoladas e muito abaixo da média histórica.
A mais forte das chuvas previstas até agora não deverá ultrapassar os 20 milímetros, no município de Uruçuí, no dia 9 de novembro.
Mesmo assim, os produtores de grãos deverão começar seus plantios na próxima semana, com predominância para a soja, a principal cultura da região. Com a colheita da soja, no início do próximo ano, eles vão investir na chamada safrinha, plantando feijão.
A região dos Cerrados é a principal produtora de grãos do Piauí. Este ano, foi responsável por 93,8% de toda a produção de grãos do Estado. A agricultura familiar ficou com apenas 6,2%.

fonte Portal o DIA

Nenhum comentário: